Saiba Como Preencher o IRS…Conheça Aqui os Detalhes…

Como Preencher a Declaração de IRS... Fonte: http://economico.sapo.pt

Hoje trago mais um artigo que versa sobre o IRS, desta feita saiu mais uma peça jornalística sobre o tema que vou transcrever.

« Quatro passos para preencher a declaração de IRS

O período de entrega das declarações relativas a 2010 já começou. Aqui ficam quatro conselhos básicos a ter em conta.

O ritual é o mesmo todos os anos. Por esta altura do ano, a generalidade das famílias portuguesas tira da gaveta o “molho” de facturas recolhidas no ano passado, o lápis e a calculadora e preparam-se para preencher a declaração de IRS. Para facilitar este processo, aqui ficam alguns conselhos.

1. Esteja atento aos prazos: Este ano os contribuintes têm novos prazos para entregar o seu IRS. Durante este mês de Março decorre o período para as entregas feitas em papel para os contribuintes com rendimentos pertencentes às categorias A e H-contribuintes que trabalham por conta de outrem e pensionistas. Já no próximo mês de Abril é o período para as entregas feitas através da internet para os contribuintes destas mesmas categorias. Já para quem tem rendimentos de outras categorias- como é o caso dos trabalhadores independentes- Abril é também o mês para as entregas feitas em papel. Em Maio decorre o período para a entrega das declarações pela internet para estes mesmos contribuintes.

2. Opte pelas entregas feitas pela internet: Optar pela entrega da declaração de IRS pela internet tem várias vantagens. Não só consegue evitar as filas nas repartições de finanças, como também receberá mais rapidamente o valor do reembolso. Além disso, quem preencher a declaração de rendimentos online tem a vida facilitada, visto que muitos campos estão pré-preenchidos.

3. Aproveite todas as deduções e benefícios: Este é o último ano em que poderá deduzir na declaração de IRS a totalidade dos benefícios fiscais. Isto porque o Governo introduziu no último Orçamento do Estado limites muito restritivos para os benefícios fiscais. Também foram introduzidos tectos paras as deduções fiscais para quem tem rendimentos pertencentes ao sétimo e ao oitavo escalão. Assim, na próxima declaração- a ser entregue em 2012- o fisco já só aceitará deduzir benefícios fiscais até a um valor máximo de 100 euros. Por isso, aproveite esta última oportunidade para, além das tradicionais despesas com saúde, educação e habitação, deduzir também as entregas feitas no ano passado em PPR (até a um limite máximo de 400 euros) ou em seguros de vida (até a um limite de 65 euros).

4. Emende os erros: Já entregou a declaração às Finanças e só depois se apercebeu que cometeu erros no preenchimento, o que acontece? Deve emendá-los o mais cedo possível para evitar multas pesadas. Por exemplo, se detectar os erros antes de acabar o prazo para a entrega de IRS, terá apenas de entregar uma declaração de substituição neste período. Se assim o fizer, não terá de pagar qualquer multa. Já se identificar o erro até 30 dias depois da data limite para a entrega da declaração de rendimentos, pode ter de pagar uma multa mínima de 25 euros. No entanto, se o erro for detectado mais de um mês depois do final do prazo, e se o erro prejudicar o Estado, o contribuinte estará sujeito a uma coima de 50 euros. Já se nada fizer para emendar os erros poderá estar sujeito a uma multa entre os 250 e 15 mil euros. »

In: http://economico.sapo.pt/noticias/quatro-passos-para-preencher-a-declaracao-de-irs_113043.html, a 14 de Março de 2011, em Diário Económico

Bons Preenchimentos!

RT

2 respostas a Saiba Como Preencher o IRS…Conheça Aqui os Detalhes…

  1. César diz:

    boa tarde. tenho umas dúvidas em relação ao preenchimento do IRS…. se no ano de 2010 tiver um dependente (desemrpegado e sem subsidio de desemprego) com 24 anos (tendo feito 25 no verão do ano passado) ainda podemos colocar como dependente este ano?

    em relação às despesas com saúde.. tem limite máximo?

    os bancos enviam carta para colocarmos no IRS as depesas com seguro de vida e empréstimo à habitação. O valor que nos enviam já é 30% do que pagamos. Mesmo assim existe um limite máximo desses 30%?

    É a 1ª vez que preencho um IRS por isso estou com algumas dúvidas (Que não me têm tempo em explicar nas finanças…)

    • hangover diz:

      Olá Caro César

      Relativamente às suas questões deve referir que as mesmas são bastante pertinentes, no entanto, eu não serei a pessoa mais indicada para responder, pois não sou TOC, no entanto, e com vista a o ajudar, vou deixar a questão em apto, para que se alguém puder ajudar o Caro César, o possa fazer através deste mini-fórum.

      Sem mais agradeço.

      RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: