Screamadelica…

Screamadelica Fonte: http://www.ionline.pt/

Hoje trago um artigo, sobre uma banda que vai tocar no Optimus Alive, passo a transcrever a referida peça.

« “Screamadelica” Let”s party like it”s 1991

Nos início dos anos 90 os Primal Scream viram a luz e decidiram partilhá-la com o mundo. “Screamadelica” regressa numa edição de luxo

Mesmo num disco de que se goste muito há sempre aquela faixa que pode saltar. Aqueles minutos desinspirados que preferimos evitar, como uma chamada dos pais a meio de uma bebedeira. “Screamadelica”, o terceiro disco dos Primal Scream, não tem nenhuma dessas canções. Isso bastaria para fazer dele um grande disco, mas é muito mais do que isso. Venceu o Mercury Prize em 1992 e está em tudo o que é lista de melhores discos da década de 90: a revista “Q”, a bíblia “Pitchfork” ou a BBC não deixaram nunca de fora das suas enumerações o álbum que comemora esta segunda-feira 20 anos de carreira. E cujo valor foi reconhecido pelos CTT lá do Reino Unido, que usaram a capa do disco numa colecção de selos. (Adenda: “Screamadelica” saiu oficialmente a 23 de Setembro de 1991, mas as celebrações arrancam esta segunda-feira com uma reedição de luxo do disco – dois vinis, dois CD remasterizados, um disco de misturas e outro de músicas ao vivo; um DVD de making of, uma T-shirt, tudo arrumado numa caixa de lata.)

O sempre hiperbólico “New Musical Express” chamou-lhe “o álbum que mudou a história da música para sempre” e outras publicações comparam a sua importância à do “White Album”, dos Beatles. Há alguma verdade nisto.

“Screamadelica” capta como poucos o espírito de uma época, uma geração e um som. Isto é: o início dos anos 90, a música de dança, as drogas sintéticas para ajudar a dançar a noite toda e o ecstasy, que ajudava a tornar essa façanha possível. O terceiro disco dos Primal Scream é um disco de dança, produzido por um DJ, Andrew Weatherall, que rompe dramaticamente com as raízes indie da banda. E mais: deixa para trás os Primal Scream como banda escocesa obscura e fez deles um sucesso mundial, deixando Bobby Gillespie com legitimidade para o comportamento (e penteado) de estrela rock que tinha vindo a adoptar desde o início.

Os Primal Scream tocam “Screamadelica” na íntegra dia 7 de Julho no Optimus Alive »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/110953-screamadelica-lets-party-like-its-1991, a 17 de Março de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: