Conheça os Aquaparque…..

Hoje trago uma noticia sobre a musica portuguesa  e que pode ser interessante para alguns internautas.

« Quem são os Aquaparque e por que razão toda a gente devia apreciar “Pintura Moderna”

Não são o duo de música popular portuguesa convencional, mas neste texto a palavra pop aparece por seis vezes

Os Aquaparque são uma banda pop. E isso é verdade por vários motivos, mas sobretudo porque a pop é o género mais abrangente de todos. E porque são eles que o dizem. “Chamar-lhe pop não é optar por um mal menor, é escolher uma forma plástica e um campo sério de experimentação”, justifica André Abel que com Pedro Magina forma a única banda portuguesa ter um single com a palavra “solipsismo” no refrão.

É “Para Além do Bronze”, a primeira faixa a sair de “Pintura Moderna”, o segundo disco deste duo que é o orgulho de Santo Tirso. “Está excelente este sonoro. Santo Tirso a representar como nos tempos do Marcelo no Tirsense. Muita louco”, lê-se nos comentários do YouTube ao teledisco.

“O Marcelo foi mais feliz no Tirsense que no Benfica”, reflecte imediatamente Magina. “Já nos chamaram tanta coisa da nossa música que essa não é de certeza a pior”, diverte-se Abel. Em 2007, ainda antes de sair “É isso Aí”, o primeiro disco, chamavam-lhes uma banda “meta-prog”. Eles explicam.

“Surgiu a necessidade de descrever aquilo que estávamos a fazer e o prog era uma palavra que se podia usar – uma abstracção que tinha o poder de transmitir uma imagem a partir de um género que não conhecíamos muito bem. Isso tem o seu quê de pretensioso e ingénuo, mas ajudou-nos a desenvolver uma identidade”. Mas isso era antes. Hoje, como já vimos, são uma banda pop, por vocação ou provocação. Pedro Magina simula um diálogo recorrente entre um ouvinte surpreendido.

“- Então mas disseste-me que a tua música era pop e afinal é uma cena experimental!

– Mas não reconheces ali a estrutura de uma canção? Não está ali um refrão e um verso, tudo de seguida?”

Com o novo disco é possível que esta conversa se repita – e se intensifique. Até porque há no teledisco de “Para Além do Bronze” um ar de profissionalismo e maturidade que não existia nos singles do disco anterior, ilustrados por vídeos caseiros dos músicos. Estarão os Aquaparque a tentar flirtar com a música de massas?

“Queríamos um vídeo o mais consensual possível em termos de palato”, justifica André Abel, “um vídeo de performance clássico”. “E se assim chegar a mais gente e quebrar algumas leis supradefinidas de transmissão, melhor”, completa Pedro Magina.

“Pintura Moderna”, editado hoje, foi gravado ao longo de uma semana – cinco dias nas férias de Abel e Magina – num lugar identificado no livrete como Casa Grande, Rebordões. “Um nome intrafamiliar e não de ordenamento de território municipal de uma casa em Rebordões, aquela coisa estranha do vale do Ave onde há uma mistura bizarra de ruralidade rodeada de indústria têxtil”.

As canções que saíram de lá já foram comparadas aos Pop Dell”Arte, GNR ou António Variações, Ariel Pink ou Animal Collective. As comparações servem, mas ficam curtas nas mangas.

Para além disso, os Aquaparque também não andam a agitar a bandeira da música portuguesa, apesar da sua música ser a que tem tratado a nossa língua com maior dignidade. A explicação para isso pode estar numa relação íntima com as palavras e entre dois velhos amigos: “É o André que escreve as letras, eu não tenho jeito”, conta Pedro, “só que nós conhecemo-nos desde os seis anos. Há uma vida em comum e é muito fácil pegar no que ele escreve e torná-lo meu. Sou um egoísta do caraças”. E um egoísta que consegue transformar as palavras “excedente de solipsismo” num dos melhores refrães pop de 2011.

Os Aquaparque tocam esta noite no Kolovrat Roof, às 21h30, no número 79 da Rua D. Pedro V, em Lisboa. Bilhetes a €7. Primeira parte dos Calhau! »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/111225-quem-sao-os-aquaparque-e-que-razao-toda-gente-devia-apreciar-pintura-moderna, a 18 de Março de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: