Conheça o Festival de Animação de Lisboa 2011…

Festival de Animação de Lisboa 2011 Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo sobre cinema infantil de Lisboa, passo a transcrever a referida peça jornalística.

« Monstra. Anime-se todos os dias da semana

Começa hoje a 11.ª edição do Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Saiba quais os filmes a não perder entre os mais de 600 do programa

Além de ganhar o prémio de nome mais original, a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa – consegue outras proezas: é o festival de cinema mais antigo da cidade e aquele que tem mais filmes no programa. “Quando aparecemos ainda não havia Indie nem doclisboa”, diz Fernando Galrito, director artístico da Monstra. Em 2000, Fernando e um grupo que incluía um antropólogo, duas professoras e um artista plástico organizavam a primeira edição do festival no Teatro Taborda. “Chamámos Monstra porque ainda era uma grande mostra e não havia filmes em competição”, explica o director. Nessa altura, o festival exibia pouco mais de uma centena de filmes e contava com 2 mil espectadores. “O ano passado tivemos 17 mil nas salas de cinema”, conta Fernando. Este ano o número de espectadores promete aumentar, tal como os filmes: são mais de 600 espalhados por salas tão diferentes como as do Cinema São Jorge, do Cinema City Alvalade, a do Teatro Meridional ou do Museu da Marioneta. Até domingo, há muita animação para ver com bilhetes a 3,5 euros por sessão.

Segunda-feira.
Curtas de Michael Dudok de Wit

lll Michael Dudok de Wit escreve e ilustra livros para crianças e é um dos nomes mais importantes do cinema de animação holandês. Nesta retrospectiva que assinala a cerimónia de abertura do festival serão exibidas quatro curtas-metragens do realizador holandês. “Father and Daughter, a história com seis minutos de um pai que abandona a filha, valeu-lhe o Óscar de Melhor Curta-Metragem em 2000. O filme acumulou duas dezenas de prémios noutros festivais de cinema por todo o mundo e só por isso já vale a pena espreitar. “The Monk and the Fish”, de 1994, também esteve nomeada para o Óscar e acabou por ganhar o César de Melhor Curta-Metragem desse ano. Os outros filmes em exibição são os mais abstractos e experimentais “Tom Sweep”, de 1992, e “The Aroma of Tea”, de 2006.
Retrospectiva Michael Dudok de Wit, Cinema São Jorge, sala 1, 21h30

Terça-feira.
Holanda no cinema de animação

lll Holanda está em destaque nesta edição da Monstra e o programa do festival não poupou em importar filmes deste país: são perto de 120 na programação. Como não vai ter tempo de ver todos – nem sequer um terço – sugerimos uma sessão onde pode conhecer a história do cinema de animação holandês desde os anos 50 até aos dias de hoje. São sete filmes que compõem esta espécie de curso intensivo de história do cinema animado da Holanda. “Anna & Bella”, uma curta-metragem realizada em 1984 por Börge Ring está em destaque. Venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação em 1985 e conta a história de duas irmãs, Anna e Bella, que revivem memórias doces e amargas enquanto folheiam um álbum de fotografias. O realizador, um dinamarquês que se mudou para a Holanda, já trabalhou com Steven Spielberg.
Programa Histórico – Holanda, Cinema São Jorge, sala 3, 21h00

Quarta-feira.
“O Ilusionista”, de Sylvain Chomet

lll O mais recente filme de Sylvain Chomet pode fazê-lo sair do São Jorge com uma lágrima ao canto do olho. Se não teve tempo para vê-lo quando esteve em exibição nas salas de cinema, então aproveite porque está em competição no festival. O francês Sylvain Chomet pegou num guião de Jacques Tati e conta a triste história de um mágico no fim de carreira. Se já viu este filme, opte por “Piercing 1”, também em competição, do realizador chinês Liu Jian. Em 2008, Zhang Xiaojun perde o trabalho numa fábrica de sapatos. Um segurança de um supermercado bate-lhe pensando que é um ladrão e tenta em vão pedir ao gerente uma indemnização financeira. Enquanto sonha ser agricultor e voltar à terra é preso. A sua história e a do gerente do supermercado convergem numa casa de chá.
O Ilusionista, Cinema São Jorge, sala 1, 22h30 Piercing 1, Cinema São Jorge, sala 1, 19h30

Quinta-feira.
Viagem a Cuba em 94 minutos

lll Havana, 1948. Chico é um jovem pianista cubano que ambiciona ter uma carreira de sucesso no mundo do jazz. Rita é uma bela rapariga com uma voz que cativa toda a gente. No final dos anos 40, a música junta-os numa viagem entre Nova Iorque, Las Vegas e Paris e leva-os a manter uma atribulada relação amorosa. A banda sonora desta longa-metragem em competição na Monstra – só de dois em dois anos o festival leva longas-metragens a competição – é assinada pelo pianista e compositor Bebo Valdés e conta com músicas de artistas como Thelonious Monk, Cole Porter, Charlie Parker, Dizzy Gillespie ou Freddy Cole. O realizador é o espanhol Fernando Trueba, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1992 com “Belle Époque”, que em 2010 se estreou no cinema de animação.
Chico & Rita, Cinema City Alvalade, sala 1, 17h00

Sexta-feira.
Os alfinetes de Jacques Drouin

lll A carreira de Jacques Drouin está ligada a uma das técnicas de animação mais raras e complexas: a animação com alfinetes, também conhecida como pinscreen. Esta técnica de animação consiste em usar uma tela com pinos móveis, para criar inúmeras formas e variações de texturas. Mas o melhor mesmo é ser o próprio cineasta a explicar-lhe. Jacques Drouin vai estar no Cinema São Jorge na quarta-feira para dar uma masterclass (custa 20 euros) e na Fundação Calouste Gulbenkian na quinta e sexta-feira para um workshop onde promete desvendar os segredos da animação com alfinetes. Na sexta-feira, a tarde e a noite na Fundação Calouste Gulbenkian são dedicadas ao realizador canadiano com a projecção de uma retrospectiva da sua obra e de um documentário realizado por Guillaume Fortin.
Retrospectiva Jacques Drouin, Fundação Calouste Gulbenkian, 19h00 e 21h00

Sábado
Do Dumbo ao universo Miyazaki

lll Hayao Miyazaki ganhou fama mundial com o filme “Princesa Mononoke”. Pouco depois do seu lançamento, em 1997, o realizador japonês anunciou que deixaria de fazer filmes. Mas não foi isso que aconteceu. Em 2001 alcançava novo êxito mundial com  “A Viagem de Chihiro”, que lhe valeu um Óscar de Melhor Filme de Animação. Poucos conhecem os primeiros filmes do realizador, como “Laputa – Castle In The Sky”, de 1986, ou “Meu Vizinho Tororo”, de 1988, as primeiras produções do seu estúdio Ghibli, há 25 anos. Para assinalar a data, a Monstra preparou uma retrospectiva da obra do realizador japonês e todos os dias exibe um filme diferente. Também quis assinalar os 75 anos do clássico do cinema de animação “Dumbo”, um bom programa para levar os miúdos.
Dumbo, Cinema São Jorge, sala 1, 14h30
Meu Vizinho Tororo, Cinema City Alvalade, sala 3, 21h45

Domingo
A escolha do júri e outros bónus

lll Compre com antecedência bilhetes para o último dia porque costumam esgotar. Não é difícil perceber porquê. Todos querem ver os filmes premiados pelo júri. Mas não crie grandes expectativas porque nem sempre são os melhores. Este ano a Monstra recebeu mil filmes para competição e convidou outros 200. Quem não gosta de estar muito tempo sentado na sala de cinema vai gostar se saber da novidade do festival: as curtíssimas, filmes com menos de um minuto. Para se despedir veja “Tales from Earthsea”, o primeiro filme de Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki. No Japão foi considerado um dos piores filmes de 2006, mas recebeu várias nomeações internacionais e, no mesmo ano, foi seleccionado para o Festival de Veneza.
Premiados, Cinema City Alvalade, sala 1, 19h00. Tales from Earthsea, Cinema City Alvalade, sala 3, 21h45 »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/111808-monstra-anime-se-todos-os-dias-da-semana, a 21 de Março de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: