A Ovelha Choné Vem a Portugal…

Ovelha Choné em Portugal... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo que pode agradar aos mais pequenos, pois trata-se da Ovelha Choné que vem a Portugal, mais concretamente a Vila do Conde, passo a transcrever a referida peça jornalística.

« A Ovelha Choné está em Vila do Conde

Wallace & Gromit também vieram a Portugal, acompanhados por algumas galináceas de “A Fuga das Galinhas”. Para ver até 5 de Junho

Era uma vez dois amigos de infância: Peter Lord e David Sproxton. Estes rapazes passavam o dia a ver desenhos animados e a tentar imitar as histórias que viam. A primeira produção foi feita na sala de estar de David, ao som da música de Charlie Parker. O pai de David, na altura produtor da BBC, achou graça ao esforço dos dois miúdos e incentivou-os a ir mais longe. Mal ele sabia que estava a assistir aos primeiros passos de um dos maiores estúdios de animação da Europa.

O primeiro personagem a sério criado pela dupla chamava-se Aardman, um super herói. A BBC gostou e propôs um contrato de 15ú (qualquer coisa como 17€). Foi nesse momento que registaram o nome Aardman Animations e foi também aí que o futuro dos dois ficou definido.

Se ainda não sabe do que falamos, aqui vai uma pista para os mais pequenos e outra para os crescidos: “Ovelha Choné” e “Wallace & Gromit”, da autoria de Nick Park, um dos principais animadores que nos anos 80 se juntou à família Aardman.

Mas onde querem chegar?

Calma, caro leitor, temos boas notícias: até 5 de Junho pode ver, ao vivo, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, objectos, cenários, bonecos, desenhos e estudos de maquetes do universo Aardman. E sim, os bonecos utilizados nos filmes, curtas e séries de animação são mesmo de plasticina, confirma Nuno Rodrigues, comissário da exposição. Mas não uma plasticina qualquer. A verdade é que os estúdios têm a patente de uma pasta especial, semelhante à plasticina, mas muito melhor e resistente.

A exposição é promovida pela Animar, um “programa de sensibilização e educação para a imagem em movimento”, baseando-se no cinema de animação. O objectivo é, segundo Nuno Rodrigues – também ele um dos directores das Curtas de Vila do Conde – “aprender a ver e a fazer animação”. Entre sessões de cinema de animação, workshops e ateliers, a Animar vai já no sexto ano de vida.

São seis cenários reais onde foram filmadas as séries da dupla “Wallace & Gromit” (o inventor louco e o seu cão sensato), “Ovelha Choné”, “Creature Comforts” e “Morph”, a primeira personagem da Aardman Animation.

Para além disso, poderá ver (mexer, talvez não) cinco conjuntos de personagens e adereços (reais, sempre reais), storyboards, estudos visuais e desenhos originais de Nick Park.

Nick Park

Qual Aardman, qual quê. Nick Park é o verdadeiro super-herói dos estúdios e o criador das séries de animação mais aclamadas e premiadas. “Wallace & Gromit”, “Ovelha Choné” e “Creature Comforts”. Foi nomeado seis vezes para os Óscares e ganhou quatro, em 2006 o de Melhor Filme de Animação com “Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem”; em 1996 e 94 o de Melhor Curta de Animação, novamente com a dupla Homem e Cão; e em 1991, na mesma categoria, com “Creature Comforts”, uma série de animais que dão depoimentos sobre vários aspectos da vida, alguns bem filosóficos (se ainda não conhece, faça uma visita ao YouTube e veja, vale a pena).

Park é também responsável pelo filme “A Fuga das Galinhas”, uma parceria dos estúdios Aardman com a Dreamworks.

A exposição Mundo Aardman está patente até cinco de Junho, data em que haverá uma festa de encerramento no teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão projectadas algumas curtas de animação.

Galeria de Arte Cinemática, R. do Lidador, Vila do Conde. Terça a sexta das 14h30 às 18h00; Sáb e dom das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Entrada livre.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/112228-a-ovelha-chone-esta-em-vila-do-conde, a 23 de Março de 2011, em Jornal I

Boas Visitas!

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: