Conheça Os Maus Habitos Que Já Levam uma Década…

Conheça os Maus Hábitos... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo sobre um espaço que surgiu na cidade do Porto, passo a transcrever o mesmo.

«Dez anos de Maus Hábitos a favor e contra todas as causas

É um dos mais populares espaços culturais do Porto. Hoje, a Noite da Interrogação assinala o fim das comemorações deste aniversário redondo

2001 foi um ano bom para o Porto. Respiravam-se os primeiros ares da Capital Europeia da Cultura. Os estaleiros de obras multiplicavam-se, mas a crença de que estava a inaugurar-se uma nova época, com uma movida cultural digna das grandes metrópoles europeias, superava os receios.

Doze meses passam num ápice e não tardaram as vozes contra a oportunidade perdida que acabou por ser o Porto 2001. Mas dos escombros de toda aquela programação e reabilitação urbana havia de surgir um projecto cuja duração o traz até à alvorada de mais uma Capital Europeia da Cultura, agora em Guimarães. O Maus Hábitos, na Rua de Passos Manuel, assinala dez anos e o i juntou à conversa Daniel Pires, responsável pelo espaço, e Rui Reininho, vocalista dos GNR e conhecedor do trajecto seguido pela casa. A banda chegou a ensaiar ali, por entre buracos no soalho e pombos atrevidos. “O sítio era um escombro, o mais parecido possível com o conceito de loft. Eu próprio sonhei em mudar-me para ali”, recorda Reininho.

Daniel Pires, mais tarde, procurava um espaço para servir de estúdio de fotografia. Encontrou–o ali, já desocupado pelos GNR. Até que se cansou e decidiu recuperar a área. “A maior parte dos meus amigos está nas artes e, assim sendo, como que fomos criando o espaço”, diz. Nascia um conceito, o Maus Hábitos, um sítio, como descreve Rui Reininho, “onde se bate à porta e se resolvem coisas”.

O espírito de comunidade que comanda a existência do Maus Hábitos reflecte-se também na procura dos forasteiros. “O Maus Hábitos sempre foi habitado por estrangeiros”, afirma Daniel Pires, dando o exemplo de uma pessoa que apareceu um dia “e ficou oito meses”. A centralidade e a originalidade do espaço acabam por funcionar como uma âncora. “Lá em cima aquilo é quase uma vista vulcânica sobre a cidade, até se vê a roupa a secar em cima do Coliseu”, diz Rui Reininho.

Para assinalar condignamente estes dez anos, o Maus Hábitos recebe hoje a Grande Noite da Interrogação e contará com nomes como Pedro Abrunhosa, Blind Zero, Rui Reininho & Paulo Praça, a quem se juntará a galega Ugia Pedreira e o brasileiro Fred Martins. É o culminar das Interrogações do Passado, Presente e Futuro, que marcaram os últimos dias.

A especificidade do Maus Hábitos é também parte do seu sucesso. “Há uma parte da cultura que não pode ser institucionalizada, deve mesmo haver uma micro-marginalidade nestas coisas”, salienta Daniel Pires. Para Rui Reininho, caiu-se na armadilha de massificar a cultura. “Querem o La Féria, dá-se o La Féria. Não pode ser. Sinto que fui expulso da Baixa do Porto. Como adolescente tinha uma oferta cultural fantástica. A volta dos tristes era tudo menos triste.”

Com a crise como pano de fundo, Guimarães prepara-se para ser Capital Europeia da Cultura 2012. E o Maus Hábitos vai estender-se para o Minho, nas instalações da antiga fábrica Asa/Lameirinho. “Temos um orçamento pequeno, mas acredito que podemos funcionar como um pólo de atracção para jovens criadores”, sustenta o responsável pelo Maus Hábitos. O Brasil será outro dos destinos para o projecto. “Queremos montar um espaço no Rio de Janeiro em tudo semelhante ao que temos em Portugal.”

Exclusivo i/Grande Porto »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/115466-dez-anos-maus-habitos-favor-e-contra-todas-as-causas, a 06 de Abril de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: