Rádio Energia Está de Volta…Infelizmente Por Pouco Tempo…

Rádio Energia... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo referente a uma rádio nostálgica, a Rádio Energia, desta feita passo a transcrever a referida reportagem.

« Rádio Energia está de volta ao éter durante três dias

A irmã mais nova da TSF nasceu em 1991 e desapareceu em 1996. No 20.º aniversário volta a estar no ar

Foi há 20 anos que apareceu a rádio que acabaria com o domínio brasileiro no éter destinado à malta jovem. “Não existe outra rádio assim”, era o lema da Energia, que nasceu em Abril de 1991 como uma irmã mais nova da TSF. Vinte anos depois, a Energia volta a estar no ar durante três dias, pela mão (e pela voz) de todos aqueles que a criaram, em 105.4. Quem já não tiver rádios em casa pode ouvir em http://www.myway.pt.

A ideia de criar uma rádio direccionada para os ouvintes mais jovens foi de Emídio Rangel, na altura o homem aos comandos da TSF. Nuno Santos, hoje director de informação da RTP, foi o escolhido para formar uma equipa invencível, que “em poucos meses bateu a Rádio Cidade”. Nomes como José Mariño, hoje director da Antena3, António Freitas, o eterno homem do metal, Augusto Seabra, a voz da SIC, Paulo José, voz da TVI, Miguel Quintão, animador da Antena3, entre muitos outros, fizeram a história da Energia. “Foi um tempo vertiginoso. Criámos uma rádio de raiz, encontrámos a equipa, formatámos a rádio, percebemos quem era o público a quem nos queríamos dirigir e éramos todos muito jovens. Foi um projecto muito marcante e que fez escola”, conta Nuno Santos.

Para José Mariño, a Energia tinha “um espírito único”. “Era uma rádio muito especial, as coisas eram vividas intensamente. Se for à página oficial da rádio no Facebook, encontra uma série de bilhetes de concertos promovidos pela rádio, como Michael Jackson, James ou Prince: “Na altura não havia festivais como hoje, os concertos de rock, de estádio, eram grandes acontecimentos e a rádio era muito marcante no acompanhamento que fazia e na forma como envolvia os ouvintes”, explica Nuno Santos.

A ideia de se juntarem 20 anos depois do nascimento da rádio, que durou até 1996, surgiu durante um jantar de Natal. Em Janeiro começaram as reuniões e a divisão de tarefas, com Sérgio Noronha, antigo director de produção da Energia, então com 27 anos, a comandar as hostes: “Está a ser um martírio, mas dá imenso gozo.”

A principal bandeira da Energia, há 20 anos, foi, segundo Miguel Quintão, “a atitude corajosa de aposta em bandas menos conhecidas na altura, como Metallica ou Nirvana, que não tinham expressão nas outras rádios”.

Paulo José, um dos animadores da Energia, confirma: “Passámos muitas músicas de bandas pouco conhecidas que fizeram tanto sucesso na rádio que as editoras acabavam por pegar nos discos para os editar.”

Playlist A emissão começa sexta-feira às 7h00 e termina domingo à meia noite. “É o Nuno Santos que abre a emissão, como há 20 anos”, explica Paulo José, um dos animadores da Energia.

Quanto à programação, Sérgio Noronha explicou-nos tudo. Sexta e sábado a emissão será uma recriação dos conteúdos entre 1991-93, já que “os fãs esperam canções da altura”. Não vai faltar o programa “Putos nos Is”, em que uma série de estudantes fazia perguntas a figuras públicas e da cena musical. Será emitido um best of dos programas originais, às 9h00 de sábado, e um novo, com estudantes de Comunicação Social a interrogar Emídio Rangel, que não recusou o desafio, às 10h do mesmo dia.

Domingo é dia de todos os animadores: “Cada um terá uma hora de emissão, sem edição ou produtores, onde vai fazer a sua interpretação do que seria hoje a rádio Energia”, explica Sérgio Noronha.

Com as 12 badaladas, vem o final: “Devemos estar todos em estúdio para uma despedida em grande, com abraços e tudo”, diz Paulo José, que a par da emissão vai ser DJ por uma noite no Urban Beach, em Lisboa, com a festa “A Energia Pop Rock”, na sexta. Sábado é a festa “Energia Dance Music”. As duas vão ser transmitidas em 105.4 e em www.myway.pt. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/116940-radio-energia-esta-volta-ao-eter-tres-dias, a 13 de Abril de 2011, em Jornal I

Grande Nostalgia!

RT

Uma resposta a Rádio Energia Está de Volta…Infelizmente Por Pouco Tempo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: