Conheça o Novo Saab 9-5…

O Novo SAAB 9-5 Fonte: http://www.autospecifications.org

Hoje e para se começar bem a semana, trago uma reportagem sobre um automóvel sueco que li no final da semana transacta num jornal da nossa praça.

« Com novo distribuidor, a Saab está renovada e merece um lugar ao sol (…)

Esta motorização diesel de 160 cv do novo 9-5 Sedan sem ser um cavalo de corrida é agradável e cumpre com alguma galhardia o que se lhe pede

 O Saab 9-5 foi apresentado na primeira geração em 1997 e, com pequenas alterações, durou até 2009. Foi sempre um automóvel de culto, espaçoso e com linhas muito características que encantam uns poucos e afastam outros tantos, que o acham com ar pesadão e até com alguns pormenores antiquados.

Testámos o novo 9-5, surgido já no final de 2010, com o motor diesel 2.0 de 160 cv na versão Linear S, com todo o equipamento extra disponível, e gostámos do automóvel, que apresenta um espaço interior notável, boa ergonomia dos assentos e aquele painel frontal, alto e direito, típico da marca e que parece o de um pequeno avião.

Como se iriam comportar os 160 cavalos perante a mais de tonelada e meia que há para mover? Uma boa surpresa. Sem ter as prestações do seu irmão de 190 cavalos (o mesmo motor, mas com um duplo turbo), esta versão chega e sobra para as encomendas, a precisar de 10 segundos para fazer de parado aos 100 km/h. Registe-se que o 190 cv apenas consegue melhorar o tempo melhor em um segundo.

Não estamos perante o motor referência na classe, é um facto, mas este cumpre e é mais barato, se comparado com BMW ou Mercedes, com quem a marca diz querer rivalizar.

Em andamento, esta mecânica também cumpre bem, ainda que as recuperações não sejam nada de espantar e, para se conseguirem bons resultados numa ultrapassagem rápida, seja necessário vir até à quarta velocidade, porque o motor abaixo das 2500 rotações é um bocado molengão.

A direcção é agradável em cidade e a velocidades moderadas, mas mais depressa, um bocadinho mais de firmeza não faria nada mal, bem pelo contrário. Curva bem, dá uma boa sensação de segurança. É uma boa opção para quem queira um automóvel de cariz executivo, com um pouco mais de cinco metros de comprimento e muito e bom equipamento. Com uma velocidade máxima de 215 km/h, os consumos são mais do que razoáveis, tendo nós registado numa média ponderada entre cidade (40%), estrada (30%) e auto-estrada (30%) de 6,8 litros, sem andar a “esticar” muito.

Da lista de equipamento na versão Linear S fazem parte travão de mão eléctrico, sistema de assistência ao arranque em subidas, ar condicionado bizona, sistema de som com rádio e CD com nove colunas, sensores de estacionamento, cruise control e vários outros. Como extras tinha sensores de acendimento automático de faróis e sensores de chuva, sistema de navegação com ecrã táctil (1818 euros), bancos conforto e parte superior das portas em pele preta, e tablier em preto (743,80 euros) e pintura metalizada (702 euros),

dos aviões aos automóveis Saab é o acrónimo de Svenska Aeroplan Aktiebolaget (aviões suecos, limitada), porque foi no ramo da aeronáutica que a empresa se constituiu em 1937. No final da década de 1940, para diversificar a sua actividade, começou a construir automóveis. Da fábrica de Trollhättan, na Suécia, saiu o primeiro modelo, o 92001, em Junho de 1947. Em 1986 a Saab fundiu-se com a empresa de camiões Scania, dando origem à Saab-Scania. Lutando com dificuldades financeiras, a Saab foi adquirida pela General Motors em 1990, que também lutando com problemas económicos a vendeu em 2010 ao construtor holandês de carros Spyker, curiosamente também desde inícios da década de 1910 um construtor de aviões. Presentemente, na Saab, automóveis e aviões, embora ambos com a mesma marca, pertencem a empresas diferentes. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/117433-com-novo-distribuidor-saab-esta-renovada-e-merece-um-lugar-ao-sol—video, a 15 de Abril de 2011, em Jornal I

RT

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