Os Homens da Luta e o Festival da Canção 2011…

Presença dos Homens da Luta no Festival... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo, que achei interessante e que versa sobre os Homens da Luta e da sua participação no Festival da Canção.

« A Eurovisão continua. Já a luta, foi a que se viu

Imaginem mais de 20 mil pessoas em euforia, fechadas num enorme pavilhão, vestidas com as cores nacionais, de bandeiras nas mãos e gritando pelo seu país. Agora imaginem tudo isso sem um relvado de futebol ao centro. Não é possível? Em Portugal talvez não seja, mas na Alemanha, onde o festival da Eurovisão é levado a sério, foi esse o cenário que esperou quem entrou na Esprit Arena em Dusseldorf para assistir à primeira semifinal do festival. Pode custar a acreditar que isso suceda com o velhinho festival da Eurovisão, mas verdade é que o cenário não era muito diferente daquele a que estamos habituados a ver num decisivo jogo de futebol numa competição internacional, com a única diferença de termos os países representados por cantores e não por selecções.

Não foi difícil encontrar a claque de Portugal: três ou quatro dezenas de pessoas tingidas de encarnado e verde, muitos com camisolas da selecção nacional. Vieram de todo o país e não é possível encontrar-lhes um traço comum que não a vontade de apoiar o seu país numa competição que parece entusiasmar mais a Europa do que Portugal. Há quem goste e quem não goste da canção dos Homens da Luta, polémica o suficiente para gerar a discórdia entre os que preferiam uma canção capaz de ganhar pela primeira vez o concurso e os que se sentem satisfeitos com o protagonismo que a imprensa europeia tem dado ao grupo português. Na verdade, ao longo de toda a semana que antecedeu a semifinal, o grupo português foi dos mais perseguidos pelas centenas de jornalistas (isso mesmo, centenas) que cobrem o evento. Não havia festa, recepção, excursão ou conferência de imprensa que não fosse contagiada pela alegria dos representantes portugueses.

Nenhum dos apoiantes portugueses esperava, no entanto, que Portugal se qualificasse para a grande final, a decorrer no sábado. Por isso mesmo, no final da noite, não manifestaram especial tristeza com o resultado, e até se deram ao luxo de consolar três raparigas norueguesas que choravam a um canto. Mas se não estranharam o resultado, os apoiantes portugueses estranharam a gélida reacção da sala à canção portuguesa. O tema dos Homens da Luta foi de facto um dos poucos que não foram acompanhados, sequer no refrão, pelos milhares de pessoas que pareciam conhecer todas as canções de cor. Talvez porque a atenção mediática se tivesse ficado a dever mais ao contexto político e económico português do que à qualidade da canção, disseram. Ou talvez porque, simplesmente, a audiência não se identificou com a mensagem.

Poucos minutos depois do fim do espectáculo já os Homens da Luta, eles mesmos, dançavam na festa organizada pela Eurovisão para todas as delegações. Quem os visse, a dançar velhos êxitos do festival, rodeados de jornalistas e apoiantes, diria que os portugueses eram uns dos vencedores da noite. “Estamos felizes, claro! Gostávamos de ir à final mas a vida continua e a luta também!”, disseram. E enquanto dançavam, rodeados de jornalistas e apoiantes, disseram-nos que ponderavam voltar: “Talvez voltemos, quem sabe?” E percebe-se porque ponderam regressar, depois de ver o nível de produção deste espectáculo, que já pouco se parece com o velho festival cheio de baladas em francês organizado em pequenas salas. E se até uma banda multiplatinada como os Blue arrisca participar, porque não os Homens da Luta? »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/122698-a-eurovisao-continua-ja-luta-foi-que-se-viu, a 12 de Maio de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: