Os Joy Division Estão de Volta…

Joy Division... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo, para os fans da música, especialmente dos Joy Division, no entanto, passo a transcrever o referido artigo.

« “Total”. Joy Division e New Order: pague um, leve dois

De Joy Division a New Order, lê-se na capa da compilação lançada ontem que conta com uma faixa inédita

 Nasceram Warsaw em honra a David Bowie. Depois foram Joy Division e finalmente proclamaram-se como New Order. Foi em Manchester, Inglaterra, que nasceu o quarteto pioneiro do pós-punk constituído por Ian Curtis (vocalista), Bernard Sumner (guitarrista e teclista), Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris (percussionista e baterista). Os Joy Division apareceram em meados dos anos 70, de calças subidas, camisa para dentro e ar taciturno. Criaram uma nova sonoridade e disposição, negra e sombria que se foi enchendo de ritmos electrónicos. Mudaram de nome, sobreviveram à morte do vocalista e assistiram à entrada e saída de vários elementos do grupo. Hoje continuam vivos.

A compilação dos maiores êxitos chegou ontem ontem às lojas, chama-se “Total” e é o melhor de Joy Division e New Order num disco só. Uma sessão revivalista que acompanha a criação e evolução da banda.

Contam-se temas incontornáveis como “Love Will Tear Us Apart” ou “Blue Monday” e ainda um faixa inédita dos New Order gravada em 2005, “Hellbent.”

As melodias dos anos 70, 80 e 90 são para ser ouvidas em alto e bom som para um remember completo do grupo que morreu, renasceu e se renovou inúmeras vezes mas que continua a fazer as delícias de adolescentes incompreendidos em bares escuros e fumarentos. Eis a história de algumas faixas reeditadas agora.

“transmission”, 1979 Para dançar de olhos cerrados e com muita energia, braços esticados para a frente e para o lado e pernas igualmente irrequietas, tal e qual Ian Curtis. Foi tocada por bandas emblemáticas como os Smashing Pumpkins que numa tour chegaram a prolongar a faixa até 25 minutos. Mais recentemente, em 2009, foi reinventada em tons de electro-pop pelos Hot Chip num álbum especial para a organização de caridade War Chid.

“love will tear us apart”, 1980 É uma das músicas mais populares dos Joy Division, tanto outrora como nos dias de hoje. A letra, tal como todas as outras, escrita por Ian Curtis é especialmente trágico/ romântica, dado que o vocalista fala sobre a relação conturbada com a mulher, Deborah Curtis. Aliás, a música foi lançada um mês antes de Ian se suicidar, a Maio de 1980. Deborah terá inscrito o título da música na campa do cantor.

“atmosphere”, 1980 Licht und Blindheit (luz e cegueira) era o nome original desta faixa lançada pela primeira vez pela editora francesa Sordide Sentimental. Peter Hook, que eventualmente abandonou os New Order, disse que recordava esta música como a melhor da banda.

“blue monday”, 1983 É a música mais longa a entrar para os tops do Reino Unido com sete minutos de duração e, note-se, com um erro de batida. É verdade, a faixa mais popular e mais remixada dos New Order tem a melodia dessincronizada com a batida de fundo. E ao que parece, o percalço foi a origem do sucesso da faixa

“bizarre love triangle”, 1986 Incluída no álbum “Brotherhood”, esta música ficou no lugar 201 na lista das 500 Melhores Canções de Sempre, eleitas pela conceituada Rolling Stone

“crystal”, 2001 No video clip da música, incluída no álbum “Get Ready”, vê-se uma banda de rapazes a actuar em palco onde na bateria se lê “The Killers”. O clip terá servido de inspiração para a banda rock que hoje toma o mesmo nome. No vídeo da música “Somebody Told Me”, Brandon Flowers e o resto da banda parecem reinventar Crystal, com um cenário iluminado com luzes de várias cores. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/128736-total-joy-division-e-new-order-pague-um-leve-dois, a 07 de Junho de 2011, em Jornal I

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s