Dicas Para Quem Pretende Ser Bem Sucedido Lá Fora…

Como Ser Bem Sucedido Lá Fora...  Fonte: www.liverig.wordpress.com

Hoje trago uma notícia de como deveremos agora, para termos sucesso no estrangeiro, passo a transcrever a referida…

« Dicas para ser bem sucedido no estrangeiro

Se quer dominar as técnicas de exportação, em qualquer mercado há condições que tem de assumir como obrigatórias.

Não interessa se trabalha num sector tecnológico mais avançado ou num sector tradicional como o calçado ou agro-alimentar. Se a sua empresa já tem uma dimensão considerável ou se é ainda uma pequena empresa. O que interessa quando se fala de exportação é saber reagir aos diferentes mercados numa lógica de competição internacional. E exemplos não faltam em Portugal de Pequenas e Médias Empresas (PME) que ganharam dimensão e posição de destaque nos mercados internacionais e que em muito têm contribuido para o crescimento sustentado das exportações nacionais.

Também é verdade que existem ainda hoje muitas PME com reduzidos volumes de produção que não dominam as técnicas de exportação e são comercialmente pouco agressivas. Com sistemas de informação por vezes deficientes, são empresas que estão numa situação económico-financeira comprometedora, depois de anos e anos de subsídiodependência, como refere a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Mas para aquelas que estão bem estruturadas, e que querem iniciar a exportação para algum mercado, pode encontrar no site da Aicep – http://www.portugalglobal.pt – todos os procedimentos que deve seguir. Além dos factores de competitividade mais importantes, como o marketing, a qualidade, o design, a inovação, a marca e a imagem, não se esqueça que antes de avançar com um processo de exportação tem de reunir todas as condições de viabilidade estratégica, económica, financeira e técnica. Aqui ficam algumas dicas dos cuidados que deve ter para ser bem sucedido na exportação do seu produto ou serviço.

1. Factores críticos de sucesso
Em qualquer negócio tem de se saber quais as áreas onde a excelência é condição mais que obrigatória, já que são essas que irão determinar a decisão final de compra de um produto ou serviço.Chama-se a isto identificar os factores críticos de sucesso.

2. Vantagens competitivas
É preciso saber e ter vantagens competitivas face à concorrência. Quais são os seus pontos fortes? Esta é uma resposta que tem de saber responder com exactidão e na ponta da língua. Caso tenha hesitado, não é bom sinal.

3. Fazer diferente
É preciso desenvolver capacidades de fazer e de produzir diferente. Desta forma, não só transmite valor acrescentado aos clientes como passa uma imagem corporativa de excelência do seu negócio.

4.Informação estratégica
É preciso potenciar a informação estratégica relevante disponível e fidedigna que permita não só o conhecimento dos mercados, mas também das oportunidades de negócio que existem ou que facilmente podem ser geradas nesses mesmos mercados.

5. Pessoas
Não pode fazer nada sem uma boa equipa de recursos humanos. Precisa de recrutar quadros superiores e intermédios especializados, motivados e com formação em internacionalização, técnicos e financeiros.

6. Gestão
Deter capacidades de gestão interactiva e de organização nem que sejam mínimas mas dedesde que sejam as adequadas e suficientes à maior complexiddade dos processos de exportação.

7. Marketing
Tem de ter uma pequena estrutura para o desenvolvimento de todas as acções relacionadas com o marketing.

8. Responsabilidade
Seja responsável nas suas decisões e gestos. Seja prudente e tenha sempre presente que é melhor ir crescendo de forma gradual. Não dê um passo maior que a perna. E é bom não fugir da realidade da empresa. »

In: http://economico.sapo.pt/noticias/dicas-para-ser-bem-sucedido-no-estrangeiro_123334.html, a 26 de Julho de 2011, em Diário Económico.

RT

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: