Roteiro de Festas de Agosto de 2011…

Festas de Agosto de 2011 Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo referente as Festas de Agosto, por este pais fora…

« Meu querido mês de Agosto Bailes, bailaricos e couratos na brasa

É quando chega o oitavo mês do ano que se dá o milagre de multiplicação das festas. Escolhemos dez. Agora, você decide

 É ver as senhoras rechonchudas e rosadas a gritarem os melhores preços atrás das suas bancas, é aceitar “mais uma corrida, mais uma viagem” na violenta dança de carrinhos, é comer algodão doce iluminado pelas luzes frenéticas dos carrosséis, é sentir o cheiro a febras assadas. É também saborear o calor ofegante, com a sangria na mão direita – cuidado que é penálti – ao som de Tony Carreira, ali mesmo no palco. Tudo isto é Agosto, uma alegria e animação pelas pequenas terras do nosso país. Se é verdade que a praia e os mergulhos sabem bem, não é menos verdade que as festas e feiras populares aquecem o corpo e o coração.

Cientes da impossibilidade de cobrir todas as ocorrências país fora, fizemos um roteiro de dez festas. É só escolher a que estiver mais à mão e fazer-se à estrada.

Festas Populares de Fernão Ferro
É já hoje que arrancam as festividades em Fernão Ferro, no Seixal. A abertura da festa é para os mais corajosos: pelas 18h30 homem e animal confrontam-se na garraiada inaugural. De seguida, actuam os Tocá Rufar, um desfile de bombos para animar o ambiente. Por fim Vítor Ginja encerra a noite para explicar a sina “quando o homem está apaixonado”. Assim continuam as animações até domingo, 31 de Julho, com espectáculos de ginástica acrobática, actuação de grupos de dança típicos, concertinas e ainda a presença de Matheus Paraizo – o miúdo que encantou no programa da TVI “Uma Canção para Ti”.

Festa Nacional de Folclore, Antões

Mulheres de saias rodadas e lenços na cabeça, homens de colete e chapéu na cabeça. Mãos no ar, música a postos e a festa começa. A reunião de grupos folclóricos de Grândola, Palmela ou Matosinhos, é em Antões, Pombal que também tem a sua representação na festa. O último dia do mês de Julho e o primeiro de Agosto são dias de muito baile e música, insufláveis para crianças e ainda uma mega feijoada.

19ª Edição das tasquinhas, Valado dos Frades

É junto ao Pavilhão Gimnodesportivo que se realiza esta festa, quatro dias de animação num rodopio de música, comida e desporto. Há sonoridades para todos os gostos, desde do rancho folclórico “Flores do Campo” à actuação da Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades. À festa junta-se também a Dixie Naza Jazz Band com a ajuda de trombones, clarinetes, trompetes e baterias. A actividade desportiva está garantida com um torneio de futsal e um passeio de BTT que se realizará no domingo, dia 7 de Agosto.

Romaria da Senhora da Agonia, Viana do Castelo
É em Viana do Castelo, que a 6 de Agosto se inicia um extenso programa de festas. Feiras de artesanato, uma procissão em forma de teatro, serenatas e até um desfile de bonecos cabeçudos – tradição adaptada da vizinha Espanha.

Festival do Marisco, Olhão
Sente-se à mesa e delicie-se com os mariscos da Ria Formosa ao som da música dos Queen of Fire, banda tributo aos Queen que inauguram o festival a 10 de Agosto e depois dará lugar a nomes como Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa ou Tony Carreira.

Festas em Honra da Nossa Senhora das Brotas, Mora
É uma festa religiosa que realmente conta com uma procissão pela aldeia e uma missa especial. Mas quando o sol se põe chega a animação: desde uma sessão de fados à actuação de DJs e diferentes bandas.

Festa de Santa Maria, Vales Mortos
Todos os anos, no mês de Agosto a população de Vales Mortos, uma localidade do concelho de Serpa, anima-se para um conjunto de bailes, passeios, torneios e procissões. Durante três dias, de 12 a 15 de Agosto há bailes noite adentro, um passeio BTT e outro equestre, um torneiro de cartas e uma procissão pelas ruas. Talvez por estar ali já perto da fronteira, encerra as festividades com uma “gaspaxada”.

Feira de São Mateus, Viseu
Reza a lenda que esta feira tem uma herança bastante pesada, tendo sido criada em 1188 por D. Sancho I, tomando nesta altura o nome de Feira Franca. Entretanto o evento centenário mudou de nome e também de conteúdo. Já não se trata só de um aglomerado de expositores de diferentes actividades mas sim uma festa com concertos e até acrobacias aéreas. Na música está garantida a presença de Tony Carreira, do qual se dispensam as apresentações mas também de novos talentos da música ligeira nacional como Aurea que espalhou o tema “busy (for me)” pelas rádios. O destaque vai ainda para os James, grupo britânico dos anos 80 e 90 que celebrizou músicas como “sit down” e “she”s a star”.

Festas do Mar, Cascais
É entre a Baía de Cascais, o Largo da Cidade Vitória e o Jardim Visconde da Luz que acontecem as Festas do Mar. Propostas gastronómicas para despertar o paladar, mostras de artesanato e concertos. Da brasileira Vanessa da Mata, passando pelo fado de Carminho à “Máquina” dos Amor Electro. O fogos de artifício traz cor assim como a procissão que encerra as festas, a 28 de Agosto, o último dia de festa.

Feira de Grândola
Dentro do recinto há um pouco de tudo: desde pequenas bancas a vender bijuteria e roupa a carrosséis e concertos. Este ano estão convidados os Homens da Luta, os Expensive Soul, a homenagem a José Afonso com Zeca Sempre, The Gift, Tony Carreira e, como não podia deixar de ser, um festival de folclore. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/139524-meu-querido-mes-agosto-bailes-bailaricos-e-couratos-na-brasa, a 27 de Julho de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: