Conheça os 10 Anos do Primeiro Album dos Strokes…

The Strokes... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago um artigo para se começar bem, neste primeiro dia de Agosto, o mesmo passa, por os 10 anos do primeiro álbum dos strokes.

«“Is This It”, álbum de estreia dos nova-iorquinos, faz hoje dez anos. Um monumento rock que marca uma geração e confirma o melhor e o pior: estamos todos mais velhos

 Algo vai mal no reino da Wikipedia quando um acontecimento de envergadura significativa é flagrantemente ignorado na sua página “2001 in Music”. Revisitamos o mês de Julho e nem sinal do álbum daquele ano, segundo “Billboard”, “CMJ”, “Entertainment Weekly”, “NME”, “Playlouder”, e “Time”. No reino da rockalhada suja – mas não tão feia ou má que se veja confinada ao underground de vão de escada – continua tudo bem.

Não fazíamos ideia que o mundo iria mudar menos de dois meses depois, com o ataque às Torres Gémeas do World Trade Centre. Os The Strokes, que após os atentados acabaram por substituir a faixa “New York City Cops” por “When it Started”, para aliviar o ferimento de susceptibilidades entre corporações uniformizadas, também não. E talvez o grau de desconhecimento se estendesse ao impacto de épicos como “Last Night” ou “Someday” na produtividade musical que se seguiu.

Seis meses depois de terem lançado o EP “The Modern Age”, e de os três hinos terem impressionado a Rough Trade, chegava “Is This It”, que esquecia deliberadamente o ponto de interrogação a rematar o título, por questões estéticas. O álbum foi gravado com Gordon Raphael no Transporterraum, em Manhattan, em Nova Iorque. As faixas foram quase todas registadas à primeira, a bem da eficiência crua defendida pelo líder, que apostava as fichas no projecto de uma “banda do passado que navegou no tempo até ao futuro para fazer este álbum”.

A polémica capa, sexualmente explícita, sobreviveu apenas durante os meses de Julho e Agosto, cedendo depois lugar nos EUA a uma versão menos kinky, que podia ter qualquer coisa de Helmut Newton e Guy Bordain, mas não é mais que o resultado de uma sessão de fotos caseira do amigo Colin Lane, que retratou a namorada acabada de sair do banho. Consta que a luva ficara lá por casa na véspera.

Não foram só os blusões de cabedal e os All Star que voltaram a estar tão na moda como o provocador látex. O som das guitarras tirava o rock da fossa e remontava a cena nova-iorquina, duas semanas depois dos Yeah Yeah Yeahs lançarem o seu EP de estreia. O que se seguiu deve-se, e muito, às movimentações garage rock e pós-punk na Grande Maçã na aurora do século XXI, a par e passo com os contemporâneos do electro clash, como os Fischerspooner. Escusado será falar de herdeiros como os Interpol, que em 2002 dominam o ano com o primeiro disco, “Turn on the Bright Lights”. Seguiram-se nomes como Franz Ferdinand ou The Bravery, enquanto Excepter ou Liars iam devorando a fatia noise.

A “Blender” comparou a fulgurante estreia de Julian Casablancas e companhia com os The Velvet Underground, Television e The Feelies, nos anos 70, inspiração assumida do grupo, que não queria mais que fazer música ao melhor estilo Doors, mas tentando obedecer aos padrões clássicos, diria no arranque da banda o baterista Fabrizio Moretti. “Is This It” não precisou de esperar dez anos para se tornar um clássico. Virou sucesso instantâneo com longevidade assegurada e ainda hoje deixa saudades quando as malhas do recente “Angles” são desfiadas ao vivo.

Neste décimo aniversário, a Stereogum lança uma colectânea de tributo. Peter, Bjorn and John, Austra ou The Morning Benders revisitam “Is This It”. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/140273-2001-o-inicio-da-odisseia-no-espaco-garage-rock-dos-the-strokes

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: