Conheça os Modelos Mais Economicos de Automóveis à Venda em Portugal…

Venda de Carros... Fonte: http://www.tudocarros.com

Hoje  trago um artigo que considero pertinente, e que pode ajudar nestes tempos de crise…

« Saiba quais são os carros mais económicos à venda em Portugal

 Comprar um carro mais barato significa fazer concessões na elegância e conforto do veículo, mas também de ‘status’ social.

A crise económica está a levar os portugueses a procurarem carros mais pequenos, com menores consumos e, sobretudo, mais baratos. Até porque a variedade de modelos económicos à venda em Portugal é vasta e para todos os gostos, quer sejam citadinos, utilitários ou até mesmo familiares.

A tendência ‘low-cost’ no sector automóvel está, de facto, a ser impulsionada por um contexto económico delicado, e a despertar o interesse entre muitos consumidores, nomeadamente, “entre os jovens, que preferem optar por um nível de equipamento mais modesto para poderem ter acesso a um automóvel a baixo custo”, realça fonte oficial da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

As vendas de automóveis em Portugal caíram 21,5% até Julho, como consequência da actual situação económica e do agravamento fiscal previsto nas medidas da ‘troika’. A fabricante Renault, líder de mercado, realça que “não sente” que haja uma “corrida” aos carros mais baratos, mas sim, “uma maior e mais cuidada análise de todos os critérios de forma a optar pela escolha mais ‘inteligente'”.

Modelos para todos os gostos

Em tempos de crise, como o actual, é natural que os carros de baixa cilindrada tenham alguma procura, pois além do preço ser acessível têm um consumo mais económico. Na lista de ligeiros de passageiros da ANECRA, o modelo Smart Fortwo, do grupo Daimler, é dos mais baratos, quer seja nas versões a diesel ou a gasolina, e é também dos mais amigos do ambiente.

O Diário Económico destaca alguns modelos de automóveis, tendo como baliza o preço máximo de 15 mil euros.

Mas antes de comprar saiba que deve ter em atenção alguns pormenores que, no final, fazem a diferença. “Os critérios mais importantes na decisão da compra de um carro serão, além do preço, a análise dos custos de utilização, nível de equipamento, sistemas de segurança e performance do motor. No fundo deve optar-se pela melhor relação preço/qualidade”, realça fonte oficial da Renault.

Porém, para o consumidor adquirir um carro ‘low-cost’ ou mais barato significa aceitar fazer concessões em termos de ‘status social’ e elegância do carro, bem como de conforto interior. “Neste clima de incerteza que atravessamos, os consumidores privilegiam as necessidades racionais e afirmam-se dispostos a renunciar a uma sofisticação e a desempenhos considerados supérfluos. O consumidor comum quer manter o veículo o máximo de tempo possível e reduzir as deslocações”, adianta fonte oficial da ANECRA.

Sérgio Martins, director de comunicação da Fiat, realça que, cada vez mais, “é importante o factor ecológico, que toca directamente nas economias dos clientes devido ao impacto que tem no ISV assim como prova de consumos baixos”. A escolha entre gasóleo e gasolina, outra das decisões a tomar, é também cada vez mais “complexa”. “Se antes o motor Diesel só se justificava para quem fizesse maiores deslocações, hoje, com preço cada vez mais competitivo, a opção a gasóleo pode tornar-se económica mesmo para quem não faz tantos quilómetros”, destaca Miguel Tomé, director de comunicação da Opel.

A título de exemplo, para um cliente que faça menos de 15.000 km por ano, “um carro a gasolina poderá fazer sentido”, refere Pedro Bronze, director de comunicação da Honda.

Dacia é a única ‘low cost’

A Dacia, marca romena subsidiária da Renault, que tem tido bastante sucesso em diversos mercados europeus, nomeadamente em Espanha e também em Portugal, é a primeira marca assumidamente ‘low cost’. O que não quer dizer necessariamente que seja o carro mais barato do mercado.

Em Portugal, o Sandero é um dos carros mais baratos. Este modelo, derivado da anterior geração Renault Clio, está equipado com o mesmo motor 1.2 do modelo francês, e custa a partir de 8.950 euros, segundo a fabricante.

 

  • Veículos ligeiros de passageiros a diesel

 

Marca Modelo Versão P.V.P
 Smart  Fortwo  0.8 cdi 54cv pure  12.495,39
 Fiat  Panda  1.3 Multijet 16v Dynamic 5p  14.537,73
 Dacia  Sandero  1.5 dCi 70cv Pack 5p MY10  14.541,53
 Smart  Fortwo  0.8 cdi 54cv passion  14.555,64
 Hyundai  i10  1.1 CRDI VGT Comfort 5p  14.639,64
 Kia  Picanto  1.1 CRDi EX 5p  14.758,59
 Smart  Fortwo  0.8 cdi 54cv Cabrio pure  15.348,99
 Kia  Picanto  1.1 CRDi EX Sport 5p  15.368,51
 Fiat  Panda  1.3 Multijet 16v Mamy Tom Tom 5p  15.757,56
 Dacia  Sandero  1.5 dCi 85cv Confort 5p MY10  15.863,02

 

  • Veículos ligeiros de passageiros a gasolina

Marca Modelo Versão P.V.P.
 Suzuki  Alto  1.0 GA 5p   8.750,50
 Smart  Fortwo  1.0 pure (61cv)   8.833,63
 Nissan  Pixo  1.0i 68 Visia 5p   9.146,67
 Toyota  Aygo  1.0 VVTi 3p EU5   9.457,47
 Chevrolet  Spark  1.0 L 5p  10.031,33
 Citroen  C1  1.0i Airdream X 3p  10.041,91
 Dacia  Sandero  1.2 16v 75cv Access 5p  10.067,20
 Peugeot  107  1.0i 68 Urban 3p  10.573,16
 Hyundai  i10  1.2 MPi Comfort 5p  10.863,54
 Kia  Picanto  1.0 EX 5p  11.182,48

Fonte: ANECRA »

 

In: http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-quais-sao-os-carros-mais-economicos-a-venda-em-portugal_125145.html, a 29 de Agosto de 2011, em Diário Económico

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: