Terça feira, um bom dia para se comprar algumas coisas para levar a praia, mas tem que ser de económicas…pois o dinheiro com as férias não estica… Que tal colocar aqui uma publi-reportagem de uma cadeia de supermercados Low Cost, e onde, alguns produtos, já possuem legiões de admiradores.. Pois bem, hoje, trago uma publi-reportagem, que saiu no dia de ontem, num diário da nossa praça, e sobre a cadeira de supermercados LIDL, vou transcrever a mesma.
« Lidl. descontos com muito que contar
A lasanha com sete mil fãs no Facebook é um dos produtos de culto da cadeia que chegou há 15 anos a Portugal. Mas há outros
Já fez compras no Schwarz Lebensmittel-Sortimentsgroßhandlung? Provavelmente não. Mas foi com este singelo nome que a cadeia Lidl começou, nos anos 30, como pequeno negócio familiar de retalho. Hoje o logótipo azul, vermelho e amarelo mais famoso do mundo (mais popular que as bandeiras de Andorra e Roménia) está perto de ter 8 mil lojas em 20 países diferentes. A Portugal chegou há 15 anos, abriu 13 lojas em simultâneo e desencadeou uma batalha sobre a maneira correcta de pronunciar um nome de quatro letras com apenas uma vogal.
O “Lídele”, “Líde” ou “Líder” oferecia produtos baratos de marcas desconhecidas numa loja que mais parecia um armazém. Os portugueses encararam a novidade com desconfiança mas cedo se renderam a acepipes como os cornichons da Freshona, a cerveja Fink Brau ou a cola Freeway.
Apesar da crescente popularidade, Lidl nunca foi sinónimo de sofisticação. Mas do corredor dos congelados surgiram fenómenos de culto, como a lasanha bolonhesa Alfredo (quase 7 mil fãs no Facebook). E que dizer das romarias matinais aos portáteis Targa e da titânica relação qualidade/preço dos produtos de electrónica Silvercrest?
A cadeia que resultou da fusão do comerciante Josef Schwarz com a empresa de distribuição de fruta Südfrüchte Großhandel virou-se para o mercado das lojas de desconto em 1973, copiando o conceito do seu grande rival, os supermercados Aldi. E abreviou o nome para quatro letrinhas apenas: Lidl.
Grandes êxitos
Como dizer “amo-te, Lidl” em dez produtos e menos de 20 euros
Folhado Gusto di Mare, 2,29€
Antes de haver Lidl em Portugal já havia salmão, espinafres e massa folhada. Mas estes três nunca se tinham encontrado num congelado só. É uma refeição equilibrada para duas pessoas e que, uma vez apagado o preço, até pode parecer sofisticada.
Iogurte de um litro Yugosan, 1,99€
Quem disse que 30 cl de iogurte são suficientes? A cadeia de desconto alemã trouxe como imponente novidade os iogurtes de um litro. O que coloca um problema: é para comer tudo de uma vez ou pode-se deixar no frigorífico? Pode, não se estraga.
Fortune cookies, 1,99€
Quem cresceu a ver ficção norte–americana saliva por estes bolinhos. Prová-los faz-nos recordar o dia em que fomos à primeira pizzaria e pedimos uma com anchovas: só tínhamos visto na TV e não fazíamos ideia de que era má. Estes biscoitos vêm com mensagem em alemão.
Pilhas Aerocell, 1,99€
São quase iguais ao seu equivalente Classe A, as pilhas Duracell, mas sem o peluche-mascote. Vêm em pacotes de oito e vendem-se perto da caixa. Compramo-las a achar que nunca mais vamos precisar de gastar dinheiro em pilhas na vida.
Lasanha Alfredo, 2,99€
O segredo para o sucesso de uma refeição para duas pessoas que custa menos de três euros? É uma lasanha ao nível de um restaurante médio pelo preço das entradas desse mesmo restaurante. A Alfredo tem um grupo de fãs no Facebook.
Sumo Solevita, 0,95€
É o único produto desta lista cujo preço não termina com o algarismo nove. O sumo de laranja do Lidl é uma referência nas festas de anos da garotada e atrás do balcão de alguns bares. Gaba-se de ser 100% fruta e deve ser verdade – de outra maneira não poderia ser tão amargo.
Cajus Alesto, 1,99€
Se há uma coisa boa no Lidl é que nos permite aprender outras línguas. Sabemos, graças a esta lata de frutos secos, que “caju” em alemão é “cashewkerne”. Se não fosse a fotografia na lata, dificilmente chegaríamos lá.
Apfelstrudel, 1,99€
Numa loja alemã têm de estar as suas especialidades. O strudel de maçã é um clássico das sobremesas germânicas e vende-se numa versão congelada, pronta a ir ao forno. O Lidl tem semanas temáticas com especialidades de outras geografias.
Morenazos, 0,49€
Estes falsos Filipinos vencem os genuínos por terem uma imbatível relação qualidade/preço/cacau. A prova de que os produtos da marca Lidl podem ser superiores aos seus congéneres com direito a reclames na televisão.
Mozzarella, 0,99€
O melhor amigo das massas, das pizzas e das sandes é um dos segredos bem guardados da zona de frios do Lidl. Um queijo de qualidade superior que vale bem um desvio do supermercado do bairro até uma destas lojas-armazém.
Os Bestsellers do Lidl em Portugal
• ‑Lacticínios Lactolus
• ‑Iogurtes Milbona
• ‑Iogurtes Spring Fresh
• ‑Charcutaria Fumadinho
• ‑Azeite Chaparro
• ‑Vinhos Almocreve, Ventos da Beira, Torre de Ferro e Azinhaga d’Ouro
Tudo o que aprendi em 10 anos de Lidl
Por Joaquim Amadeu
Verão de 2000, adolescência, carro na garagem e uma carta de condução para tirar. Os astros alinharam-se e disseram: “Tens de ganhar uns trocos.” Foi assim que começou. Acreditava que no momento em que assinava aquele contrato o fazia para cumprir só seis meses até ao Carnaval. Erro meu. Já passaram dez carnavais e por lá continuo. Esse foi o primeiro ensinamento: quando no final do mês vemos que o ordenado não falha, por lá vamos ficando, acomodados à facilidade de não ter de cravar semanadas aos pais.
Outra coisa que aprendi: “o cliente tem sempre razão” é uma máxima antiga, mas falsa. Ao contrário do Polvo Paul, o cliente está quase sempre errado. Qualquer livro de reclamações de uma loja Lidl comprova isso: ou é a comida do cão que está mais escura que o costume, ou a última “Dica da Semana” foi entregue na quarta em vez de terça-feira, ou aquele iogurte que vendemos durante anos e de repente saiu de venda. Segundo ensinamento: na dicotomia cliente-funcionário não existem divindades – nem o cliente é Deus, nem nós temos paciência de santo.
Terceira e última aprendizagem – uma empresa alemã em Portugal terá sempre um pequeno problema: é uma empresa alemã em Portugal. Por mais boa vontade que um trabalhador Lidl em Portugal tenha, por mais horas extra que faça, por mais empenho que mostre, o empregador alemão tenta sempre espremer um pouco mais de sumo. Não se iluda o cliente quando chega a uma loja Lidl e encontra três funcionários para outros duzentos clientes: entrou na Alemanha! A equação é simples: se três funcionários despacham duzentos clientes em meia hora, por que razão irá a empresa contratar outros três e deixar o cliente despachar-se em quinze minutos?
Caixa do Lidl desde 2000 »
In: http://www.ionline.pt/conteudo/69674-lidl-descontos-com-muito-que-contar, a 19 de Julho de 2010, em Jornal I
Boas Compras!
RT
nas lojas lidl na Alemanha têm produtos muito bons como:
apfel shorle freeway
knackerwurst e bratwurst- salsichas alemâs
preparados para vários molhos da maggi
temperos para saladas da kania
frikadel
porque é que não introduzem estes e outros produtos nas lojas em Portugal.
Olá, Ana
Desde já agradeço a sua participação no blog.
No que concerne à sua questão, penso que a mesma possa ser pertinente, deixo a mesma a quem saiba responder…
Sem mais agradeço.
RT
OLA ESTIVE EM PORTUGAL E COMPREI SARDINHAS EM TOMATE COM PICANTE, PIRI PIRI E GOSTEI. MARCA NIXE.
NA ALEMANHA;HA A MESMA MARCA MAS NAO SAO IGUAIS
QUAL A MELHOR FORMA DE ME ENVIAREM UM CARTAO DE 50 UNIDADES. AGRADECO UMA INFORMACAO OBRIGADO.
Olá Americo
Não sei como responder à sua questão, mas sugiro que contacte o Lidl Portugal para esse efeito.
Obrigado
RT
porque é que ainda não existe lidl na região autonoma da madeira? acho que já está na hora…